Como parte das ações de comemoração do Mês da Mulher, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) realizou o curso Defesa pessoal para mulheres na Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV). Entre os dias 25 e 29 de março, cerca de 15 servidoras receberam treinamento técnico para atuar em situações que envolvam violência e agressões físicas.
A capacitação surgiu da alta demanda de mulheres em cursos de defesa pessoal e como tributo ao Dia Internacional da Mulher. Desde 2015, os instrutores Israel Carrara, servidor da Sejus cedido à Administração Regional do Riacho Fundo I, e José Carlos Amaral, agente socioeducativo da Sejus, realizam cursos de segurança protetiva na EGOV. Ao longo dos anos, os instrutores notaram que o interesse feminino vem se intensificando.
“Sempre falam para a gente fazer turmas de mulheres, dada a violência crescente e os casos de agressão”, declarou José Carlos. “Então, a gente optou por montar esta turma, tanto em homenagem [à mulher] quanto para dar autonomia na defesa em casos de agressão.”
Durante o curso, as servidoras aprendem desde o preparo emocional até a defesa contra ameaças com arma de fogo e o uso do bastão retrátil, englobando a vida profissional e pessoal das mulheres. Os instrutores reiteram que, com a demanda particularizada, o conteúdo das aulas passou por uma adaptação. “A gente traz algumas técnicas que não utilizam força para situações específicas”, disse José Carlos.
Andreia Fernandes é servidora da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis/Sejus) e participou das aulas com interesse tanto profissional quanto pessoal. Ao fim do curso, Andreia relatou um pouco da experiência: “Ensinaram muitas técnicas simples e eficazes que dão mais confiança para a gente, e é bom saber que não é só a força que vai fazer com que o agressor cesse uma ação”.
Por Brenda Silva
EGOV
SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610