Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/09/21 às 10h54 - Atualizado em 8/09/21 às 10h54

Design Sprint

 
Com a transformação digital se tornando uma necessidade de mercado, organizações de vários setores têm lidado com as mesmas dificuldades no desenvolvimento de seus produtos ou serviços: a velocidade com a qual precisam identificar e solucionar problemas.
 
O Design Sprint é a metodologia ideal para lidar com projetos mutáveis e dinâmicos e tem como objetivo prototipar, testar e validar um produto/solução, de uma maneira rápida, a fim de economizar tempo e dinheiro.
 
Apesar de ser uma metodologia relativamente nova, ela tem como base diversas outras metodologias com as quais já estamos mais acostumados. Por exemplo:
 
Brainstorming;
• Innovation Workshop;
• Hackathon;
• Ideation Session;
• Design Thinking.

 
Contudo, o diferencial do Design Sprint é que ele agrega as melhores práticas dessas outras metodologias e tem foco na obtenção de algo tangível, protótipo, ao final do processo.
 
O objetivo é conseguir comprimir semanas ou até meses de discussões em ciclos de no máximo cinco dias — de segunda a sexta. Quando o plano é bem implementado e apoiado por uma infraestrutura tecnológica, é possível construir e testar essa ideia em até 40 horas — um ganho fundamental para a competitividade de negócios digitais.
 
Na segunda-feira, você mapeará o problema e escolherá um ponto importante em que se concentrará. Na terça-feira, esboçará soluções concorrentes no papel. Na quarta-feira, tomará decisões difíceis e transformará as ideias em hipóteses que possam ser testadas. Na quinta-feira, construirá um protótipo realista. Na sexta-feira, fará um teste com humanos.
 
O Design Sprint é indicado em vários casos, mas principalmente quando se percebe que há um atraso muito grande entre conceito e entrega. Em vez de gastar semanas com desenvolvimento para lançar o produto e só então conseguir validar a ideia inicial, a proposta é ter um atalho de aprendizado.
 
É um conceito parecido com a metodologia lean e funciona para qualquer setor que aposta em transformação digital como foco do negócio: levantar hipóteses, medir, aprender e iterar o mais rápido possível.
 
Além da agilidade em novas soluções de produto, o Design Sprint traz uma cultura de inovação e colaboração dentro da organização. O ponto central da metodologia é reunir todos os setores que participam do desenvolvimento em um único grupo participativo, desde pesquisadores, designers, desenvolvedores até o próprio usuário.
 

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610