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13/09/21 às 10h42 - Atualizado em 13/09/21 às 10h42

Metodologias Ágeis/Scrum/Lean

METODOLOGIAS ÁGEIS

 
Estamos passando pela quarta revolução industrial, que é marcada por uma maior interação entre processos humanos e robóticos. Todos esses processos demandam um prazo para implementação reduzido e existe uma tolerância muito menor para erros.
 
As organizações, então, precisaram evoluir em busca de processos mais eficientes. Dessa forma, as metodologias ágeis chegaram com o intuito de resolver processos organizados em etapas de produção muito longas, problemas com definição de entregas, comunicações pobres entre as equipes e o desalinhamento de informações entre o time interno e os clientes.
 
Desenvolver métodos inteligentes foi a melhor solução para desenvolver uma execução correta das ações, de forma que o objetivo final seja atendido no prazo estipulado. Essa metodologia busca simplificar a maneira em que os projetos são executados, impactando positivamente no resultado final.
 
Os modelos mais tradicionais são compostos por processos longos e com objetivos definidos, porém, sem muitos detalhes sobre os caminhos recomendados para atingi-los. As metodologias ágeis contam com uma proposta de processos mais curtos, com entregas em menor espaço de tempo, focando principalmente na melhoria e no alinhamento da equipe.
 
Dessa maneira, a identificação de falhas se tornou mais fácil, gerando uma flexibilidade da forma de trabalhar de cada um. Cada colaborador consegue realizar a mesma ação de maneiras diferentes, definindo qual o melhor caminho para construir um resultado positivo.
 
As metodologias ágeis se baseiam em 4 pilares:
comunicação — indivíduos e interações são mais que processos e ferramentas;
praticidade — softwares em funcionamento são mais que documentação abrangente;
alinhamento de expectativas e colaborações — a colaboração com o cliente é mais que a negociação de contratos;
adaptabilidade e flexibilidade — responder a mudanças é mais que seguir um plano.

 

SCRUM

 
O Scrum é uma das formas de utilizar métodos ágeis em seus projetos e tem como principal objetivo auxiliar na gestão e no desenvolvimento de projetos que tenham um prazo curto de entrega. Ele é um dos métodos mais populares e é comumente confundido com o conceito da metodologia em si.
 
É vital que se entenda todos os pontos positivos e negativos da sua equipe, além de cada integrante ter seu papel e atuação muito bem definidos. Para garantir o sucesso desse método, é necessário que exista um representante do cliente na sua equipe, de forma que ele crie listas de prioridades para garantir que a entrega apresente um bom resultado.
 
Essa metodologia permite que as organizações criem soluções inovadores para o mercado, fazendo com que haja um aumento da competitividade. Esse método existe devido à necessidade de oferecer agilidade em projetos de alta complexidade e urgência de entrega.
 
Na prática, o Scrum funciona criando ciclos, conhecidos como sprints, que são os intervalos de tempo para o desenvolvimento de cada etapa. Ao final de cada etapa, existe uma revisão do produto para validação. É só depois disso que a equipe inicia o próximo sprint.

 

LEAN

 
Em uma tradução literal, o termo lean deve ser entendido como “enxuto”. Ou seja, trata-se de um método que institui o uso de nada além do que os recursos necessários para a realização de um determinado trabalho, etapa ou processo, evitando desperdícios.
 
Um dos grandes benefícios é que essa metodologia, aplicada à gestão de negócios, minimiza desperdícios em diversas frentes. Seguindo os princípios lean, líderes e gestores são capazes de aproveitar melhor o tempo dos colaboradores e aumentar a produtividade de suas equipes tomando algumas ações como, por exemplo:
 
• identificar e eliminar constantemente problemas que atravancam os processos
• garantir que o fluxo de trabalho esteja claro para todos, eliminando ruídos na comunicação
• indicar sempre quais demandas e entregas são prioritárias
• fornecer o suporte necessário para que a equipe possa efetuar entregas contínuas e de qualidade
 
A metodologia lean é um tipo de gerenciamento que visa evitar desperdícios, de tempo, verba, mão de obra etc., empregando, assim, apenas o estritamente necessário para a realização de um determinado trabalho, etapa ou processo. É uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota.
 
Trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Isso implica repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. É através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis.
 
Toda iniciativa lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente. A partir dessa necessidade, estabelece-se uma relação com as mudanças requeridas nos processos e na maneira como o trabalho está organizado. Novos processos tornam explícitas lacunas de conhecimento e habilidades, criando oportunidades direcionadas para se desenvolver o conhecimento e as habilidades das pessoas envolvidas com o trabalho.
 
Para sustentar o esforço de transformação, mecanismos gerenciais precisam ser criados ou modificados e o comportamento das lideranças deve ser condizente com as novas premissas fundamentais. Considerando esses importantes elementos, aumenta-se a chance de sucesso e sustentação dos esforços de transformação, tornando possível a incorporação do pensamento lean às práticas do dia a dia de maneira perene.

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