Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/10/21 às 19h20 - Atualizado em 15/10/21 às 10h04

Secretaria de Economia inaugura moderna sala de inovação e estúdio de gravação na Escola de Governo


 
Novo espaço proporciona inovação e tecnologia para o GDF
 
Secretaria de Estado de Economia (Seec) inaugurou, na tarde de hoje, dia 14, a primeira Sala de Inovação, localizada na Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão que pertence a Secretaria Executiva de Qualidade de Vida e Valorização do Servidor (Sequali) da pasta.
 
A cerimônia de descerramento da placa e entrega das instalações contou com a presença do secretário de Economia, André Clemente, da secretária-executiva Adriana Faria, da diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, da secretária-executiva do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Rose Rainha, do secretário-executivo da Secretaria de Estado de Projetos Especiais, Roberto Vanderlei de Andrade e da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
 
A sala de inovação é o que há de mais moderno nas grandes empresas, instituições e governos. Com a metodologia baseada no conceito de learning by doing, ou seja, aprender fazendo, a Egov adapta-se ao futuro da educação e, além de inovar, também impulsiona nova cultura, em que a construção criativa e o domínio da tecnologia contribuem para o processo de capacitação dos servidores e dos empregados públicos do Governo do Distrito Federal.
 

 
“Estamos colocando a Escola de Governo em um elevado patamar com esta entrega. O que nós estamos fazendo desde o início deste governo é inovação. Todos os dias pensamos em uma forma diferente de fazermos as coisas. Essa entrega só é possível porque o Governador Ibaneis Rocha confia em nós e nossas ideias. Esse espaço, a partir de agora, fica disponível para todo o governo do Distrito Federal”, celebrou o secretário de Economia, André Clemente, que esteve presente no descerramento da placa e entrega das instalações.
 
A Sala de Inovação ficará à disposição de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal para reuniões, grupos de trabalho, cursos e outros projetos voltados para a inovação e a melhoria do serviço público. O espaço é perfeitamente maleável e pode receber palestras, cursos, dinâmicas em grupo, apresentações e workshops.
 
“A Egov está ainda mais conectada com a inovação – tema de destaque no ambiente corporativo dos setores públicos e também do ambiente educacional – e mostra-se preparada para enfrentar os novos tempos, com o compromisso de capacitar os servidores do GDF. Acreditamos nas inovadoras práticas de ensino e de aprendizagem que estimulam a aquisição de conhecimento independente. Tudo isso aliado com a tecnologia, para auxiliar na busca por mais informações. A Sala de Inovação e o Estúdio fortalecem a educação e a qualificação do futuro”, esclareceu Adriana Faria, secretária-executiva da Sequali.
 

 
O evento também contou com palestra proferida pelo coordenador de Projetos Estratégicos da Defensoria Pública do Distrito Federal, Rogério Leitão, que desenvolveu o tema Inovação no setor público. “As transformações tecnológicas, econômicas e sociais contemporâneas têm exigido dos governos respostas a novos desafios e as demandas diversificadas da sociedade civil e do setor produtivo, uma vez que Estado deve servir à população de forma mais eficiente e efetiva”, disse Rogério aos presentes.
 
A Diretora da Egov ficou lisonjeada em ter contribuído para a iniciativa.  “O nosso grande objetivo com a sala de inovação é promover o desenvolvimento com soluções criativas para que o serviço público responda com eficiência as demandas dos cidadãos. As metodologias de inovação chegaram para ficar. Elas melhoram todo o desempenho de projetos e a realização dos trabalhos, além de proporcionarem uma melhor entrega utilizando a implementação das políticas públicas. Além disso, o uso dinâmico da sala estimula a gestão participativa, a criatividade e o engajamento das equipes”, comemorou a diretora Juliana Tolentino

Estúdio

 

 
Com a atual e crescente metodologia de aulas on-line, o estúdio de gravação foi inaugurado em momento oportuno, para melhor atender ao novo formato de cursos e palestras por meio de videoconferências ou remotos realizados pela Egov.
 
Ainda segundo Juliana Tolentino a procura por atividades de aprendizagem remota teve considerável aumento nos últimos meses. “Apenas este ano, quase 4 mil servidores se inscreveram nas atividades remotas oferecidas pela Egov, tanto nos cursos autoinstrucionais como nas aulas ministradas por meio de plataformas virtuais. Estamos investindo nos cursos a distância, e o estúdio de gravação de aulas proporcionará produção de conteúdo mais dinâmica e ajudará a ampliarmos a nossa meta, que é oferecer cada dia mais opções para os nossos servidores”, destacou a diretora-executiva.

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610