6/06/24 às 15h53 - Atualizado em 6/06/24 às 16h29

Primeira-dama ministra Talk Show na 2ª Semana de Inovação da Egov

A conversa foi dividida em três painéis e contou com participantes para diferentes temas

No encerramento da 2ª Semana de Inovação da Escola de Governo (Egov), o destaque foi para o Talk Show apresentado pela primeira dama do Distrito Federal, Mayara Noronha.

Realizado na manhã de quinta-feira (6), o Talk Show levou o tema “Uma conversa sobre Solidariedade, Acolhimento e Humanidade’’.

A conversa foi dividida em três painéis: Cartão Prato Cheio, Família Acolhedora e Humanização. Para complementar a conversa Mayara recebeu a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra; a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Vanderléa Cremoni; a Coordenadora do Grupo Aconchego, Júlia Salvagni e a Gerente Geral de Humanização do Paciente, Anaucha Soares.

Para Mayara, ter sensibilidade e respeitar o sentimento do próximo, colocar-se no lugar de outra pessoa e imaginar aquilo pelo que ela está passando e, principalmente, agir para ajudar são atitudes que podem fazer diferença na vida de qualquer um. O acolhimento e a solidariedade andam juntas e propõem uma transformação do olhar diante da vida e, por consequência, influenciam no bem-estar social como um todo. A compaixão nos leva à ação.

“Adotar atitudes assim ajuda na reflexão sobre a maneira como a vida está sendo vivida. É necessário estar sensível e atento para perceber que o verdadeiro estado de compaixão e empatia pelo próximo está no respeito e na valorização da vida, no acolhimento ao sofrimento e à vulnerabilidade. É nesse momento que os laços sociais são criados e fortalecidos, é quando a compaixão e a solidariedade deixam marcas e mudam vidas para melhor”, destacou a primeira-dama.

“É possível demonstrar compaixão por alguém de várias formas, a começar por uma simples conversa. Muitas vezes, tudo o que uma pessoa precisa é dividir suas angústias ou apenas desabafar, e ter com quem contar se traduz como um grande suporte emocional, sobretudo para enfermos, pessoas internadas”, pontuou a Gerente Geral de Humanização do Paciente, Anaucha Soares.

Para a diretoria-executiva da Egov, Juliana Tolentino, os programas Prato Cheio, Família Acolhedora e Humanizar, mostram como o Governo do Distrito Federal se preocupa e cuida da população do DF. “É uma alegria poder promover eventos como este. O painel foi incrível e trouxe para debate e informação programas inovadores e muito importantes para o cuidado com a população’’, completou Juliana.

A programação da 2ª Semana de Inovação do GDF continua até o final desta quinta-feira (6), incluindo atividades como debates, oficinas, palestras e mesas-redondas, que acontecem simultaneamente em toda a Egov.

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV