A abertura do evento foi marcada pelo lançamento do Relatório Local Voluntário do Distrito Federal
O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Economia (Seec), reuniu servidores e públicos para abertura do II Fórum de Sustentabilidade do Distrito Federal. O evento foi realizado na sede da Escola de Governo do DF (Egov) no dia 23 de abril.
Com auditório cheio, o início do evento contou com falas dos representantes da administração pública do DF e da Organização das Nações Unidas, que ressaltaram a importância do Relatório Local Voluntário do DF para a agenda 2030.
“É um momento muito inspirador para todos nós. Gostaria de dizer que para as nações unidas, para o Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas (PNUD) é muito importante que as contribuições nacionais e locais sejam fortes e abracem a agenda 2030. Tivemos dificuldade com a crise da pandemia de Covid-19, tanto no brasil como no Distrito Federal, por isso é importantíssimo que essa agenda volte aos trilhos e tenhamos claro os indicadores positivos. É uma iniciativa que avança de baixo para cima, então precisamos do apoio dos estados e municípios para chegarmos ao topo”, disse a coordenadora de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas (PNUD), Betina Ferraz Barbosa.
Na mesma linha, o secretário executivo de Planejamento da Secretaria de Economia, Otávio Veríssimo, afirmou: “O Relatório Local Voluntário do Distrito Federal não é uma mera prestação de contas. É o compromisso contínuo do Governo do Distrito Federal em promover um desenvolvimento sustentável, que beneficie a todos os cidadãos, sem deixar ninguém para trás”.
Para a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, o encontro promoveu a oportunidade de trocas de experiências que visam à promoção de um futuro mais alinhado à sustentabilidade. “Estas atitudes precisam estar enraizadas na cultura da população. A sustentabilidade só gera impactos positivos, além de ser necessária para a manutenção adequada do planeta e para gerações futuras”.
O principal propósito do fórum é sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a importância da construção conjunta de uma agenda de desenvolvimento sustentável. Para isso, o evento contará com palestrantes renomados, incluindo Marcus Paredes (IBRAM), Suzzie Valladares e Silvio Vieira, Antonio Augusto, Maria Fernanda (A3P), José Luiz Marques, Coracy Chavante e João Vitor Domingues (ENAP), que compartilharam suas experiências sobre sustentabilidade e as iniciativas de suas organizações.
Além disso, foi implantado na EGOV um Ponto de Entrega Voluntária (PEVs) para descarte de resíduos de lixo eletrônico para a logística reversa. O ponto facilita o recolhimento dos materiais e promover a consciência ambiental dos consumidores.
Durante o Fórum, diversos temas relevantes foram abordados, incluindo resíduos sólidos, os impactos das mudanças climáticas no Distrito Federal, a sustentabilidade fiscal, a conscientização sobre o consumo responsável, a transformação de resíduos eletrônicos em oportunidades sustentáveis, os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e seu impacto no desenvolvimento social, além da discussão sobre os mitos relacionados à sustentabilidade e os princípios do ESG (Environmental, Social and Governance).
O Relatório Voluntário Local está disponível para acesso no site www.ods.df.gov.br.
EGOV
SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610