Palestra on–line e gratuita proporcionou visão estratégica de como a Administração Pública e seus servidores podem colaborar para a eliminação ou a redução da produção de lixo nas cidades.
No mês em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (SEEC), por intermédio da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida do Distrito Federal (SEQUALI) e da Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV), realizou a palestra de capacitação sobre o conceito Lixo Zero.
A palestra, realizada em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), teve como um dos seus objetivos ampliar o debate sobre a necessidade da conscientização cidadã da sustentabilidade e da reciclagem, para a preservação do meio ambiente.
Transmitida por videoconferência, a palestra foi ministrada pelo palestrante internacional Rodrigo Sabatini, presidente do ILZB, e contou com a participação especial do Secretário de Estado de Economia do Distrito Federal, André Clemente, que, na ocasião, ressaltou a importância de a Administração Pública buscar soluções viáveis para melhor aproveitamento dos resíduos sólidos no Distrito Federal.
“O governador Ibaneis tem envidado esforços para aprimorar todas as políticas públicas a cargo do GDF nas áreas social, de segurança, de saúde, de educação, como também no tratamento dos resíduos sólidos. Nós sabemos o peso, em especial, da Administração Pública aqui no DF. Temos mais de 150 mil servidores que são formadores de opinião, que prestam serviços públicos e que, obviamente, poderão repensar não só a vida deles no trabalho, em relação aos resíduos sólidos, mas também em suas residências. Por isso, esta palestra é muito importante”, destacou o secretário.
Para o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, o Estado tem de dar exemplo e ser precursor das boas práticas para a redução do lixo e para o melhor aproveitamento dos resíduos sólidos, além, claro, de viabilizar instrumentos capazes de dispor de ferramentas eficazes para a implementação da coleta seletiva nas cidades, de políticas públicas ambientais transformadoras e de práticas sustentáveis visionárias.
“O Estado deve prover todos os instrumentos para que os cidadãos possam exercer de forma plena a cidadania, mas veja bem: o Estado não pode desempenhar a obrigação dos cidadãos. É necessário criar uma legislação que determine metas e dar incentivos para o cumprimento dela e, assim, evitar a formação do lixo e promover a ascensão da cidadania. A meta é a visão da sociedade que desejamos. A cidade do futuro”, informou o especialista.
A Secretária Executiva da SEQUALI, Adriana Faria, e a Diretora–Executiva da EGOV, Juliana Tolentino, participaram da mesa de abertura da videoconferência e ressaltaram a importância da reflexão sobre a temática.
De acordo com a Secretária Executiva, conservar os recursos naturais e tomar uma atitude com relação à capacidade de produção e renovação dos recursos do planeta é responsabilidade de todos e deve fazer parte do nosso dia a dia.
“Acreditamos que os servidores públicos podem ser grandes multiplicadores das novas ideias que envolvem o meio ambiente, a sustentabilidade, especialmente na questão do consumo e do descarte correto do lixo. A ideia é capacitar os servidores nessa temática e envolvê-los como mobilizadores da sociedade e do próprio serviço público”, explicou Adriana Faria.
Segundo a Diretora–Executiva da EGOV, Juliana Tolentino, a capacitação dos servidores públicos do Distrito Federal voltada para esta temática é de extrema relevância para sociedade, porque promove a transformação social, além de contribuir para a adoção de práticas sustentáveis nos ambientes de trabalho e na rotina pessoal.
“A capacitação é o conjunto do desenvolvimento pessoal e humano como um todo. A educação proporciona mudança cultural, juntamente com a elevação e a transformação de valores, e a EGOV tem muito a contribuir com essa pauta, proporcionando a reflexão e, consequentemente, a mudança de hábitos”, pontuou a diretora-executiva.
A palestra teve duração de mais de duas horas e contou, também, com a participação da Vice-Diretora-Executiva da EGOV, Carolina Machado Oliveira, do Vice-Presidente do ILZB, Kadmo Cortes, do Assessor de Imprensa do ILZB, João Batista Rodrigues, e do presidente do SINDEVENTOS do Distrito Federal, Luís Otávio Neves.
Congresso Internacional Cidades Lixo Zero
Nos dias 22, 23 e 24 de junho, o Instituto Lixo Zero Brasil promoverá o II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. O evento ocorrerá em Brasília, no Museu da República, terá transmissão on–line, gratuita, e será o primeiro do mundo dedicado ao conceito Lixo Zero, com foco em cidades e municipalidades. O congresso tem como objetivo disseminar o conceito Lixo Zero e unir os integrantes da sociedade (gestores públicos e de instituições, empresários, educadores e cidadãos), para acelerar a organização social e a estrutura econômica e atingir a meta Lixo Zero.
Por Fabrícia Neves
EGOV
SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610