Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/12/20 às 10h25 - Atualizado em 1/12/20 às 10h26

Curso sobre Assédio na Administração Pública reúne 49 ouvidores

COMPARTILHAR

 

No mês de novembro de 2020, a Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) ofertou, aos ouvidores do Governo do Distrito Federal (GDF), o curso Assédio na Administração Pública: combate e prevenção. Os 49 cursistas participantes acompanharam as aulas pela plataforma de videoconferência Cisco Webex Training, das 14h às 18h, de modo síncrono, nos dias 9, 11 e 13. 

 

A instrutora do curso, Michelle Gomes Heringer Caldeira, Chefe da Assessoria de Apoio aos Julgamentos da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), comentou que esse tipo de iniciativa ajuda a diminuir os casos de assédio no ambiente de trabalho. “A ação contra o assédio é uma luta de todos, independentemente do gênero, que desejam um ambiente de trabalho saudável, além de ser, também, uma luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.

 

O objetivo do curso foi apresentar aos servidores conhecimentos que lhes possibilitem atuar e dar encaminhamento às denúncias de assédio, bem como as formas de prevenção da prática no ambiente de trabalho. “Quero transmitir conhecimento sobre o tema, de modo a promover a reflexão sobre o assédio moral e sexual e suas implicações e consequências no âmbito da Administração Pública do Distrito Federal e nas relações interpessoais e organizacionais”, afirmou Michelle. 

 

Ainda segundo Michelle, o fato de ter capacitado primeiramente os ouvidores foi algo pensado. “A ideia é capacitar previamente os ouvidores, para que possam ter mais conhecimentos no tratamento das denúncias de assédio, considerando que serão eles os primeiros a dar os encaminhamentos após receberem as denúncias”, acrescentou Michelle. 

 

A ouvidora da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), Sabrina Ferreira Ribeiro, comentou que o curso a ajudou a esclarecer dúvidas sobre o tema e a saber como lidar nas situações. “Acho que a iniciativa ajuda a diminuir o assédio, à medida em que a informação chega para todos, pois ainda existem muitas dúvidas sobre o que o caracteriza, como proceder e como se comportar diante dessa prática. A propósito, enquanto estava fazendo o curso, recebi uma demanda exatamente referente ao tema e pude aplicar os conhecimentos repassados”, concluiu Sabrina. 

 

A partir do mês de fevereiro de 2021, o curso estará disponível para todos os servidores do GDF, na plataforma de Educação a Distância (EaD) da EGOV. 

 

A EGOV é um órgão vinculado à Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Estado de Economia (SEEC). Para mais informações sobre a Escola, acesse o site: http://egov.df.gov.br/.

 

Por Prisley Zuse

 

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610