Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/21 às 13h10 - Atualizado em 6/12/21 às 16h14

Congresso debate qualidade de vida no ambiente de trabalho

 
O evento teve a participação de mais de 1.100 servidores públicos de diversos órgãos do GDF
 

Fotos: Fabiano Neves
 
A primeira edição do Congresso Distrital de Qualidade de Vida no Trabalho (CDQVT) foi um sucesso e contou com a participação de mais de 1.100 servidores públicos de diversos órgãos do GDF. O evento foi realizado pelo Instituto de Produção Socioeducativa e Cultural Brasileiro (IPCB), com o apoio da Secretaria de Estado de Economia (SEEC), por meio da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), e da Secretaria de Turismo (Setur).
 

Fotos: Fabiano Neves
 
O congresso apresentou e promoveu a valorização, o desenvolvimento pessoal e o bem-estar individual e coletivo, por meio de ações transversais, com foco na promoção de políticas de melhoria das condições de trabalho, buscando alinhamento entre bem-estar e produtividade.
 

Foto: Fabrícia Neves
 
A servidora Jaqueline Ferraz, da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde) da SEEC, destacou que o I CDQVT foi uma oportunidade de ampliar o aprendizado: “O conhecimento precisa e deve ser compartilhado, e é isso que nós vivemos aqui no Congresso. As palestras nos enriqueceram, com provocações para refletirmos sobre as prioridades, especialmente neste momento de crise pandêmica. Foram reflexões importantes e que precisavam ser feitas”, enfatizou a servidora.
 
O Congresso faz parte do projeto da Sequali de valorização do servidor público e contou, na abertura, com a presença das secretárias de Turismo, Esporte e Lazer e da Mulher, entre outras autoridades.
 

Fotos: Fabiano Neves
 
“Desde o início do nosso plano de governo, pensamos em maneiras de cuidar e de investir no ser humano. Fortalecendo as pessoas, fortalecemos o serviço público e temos um DF maior e melhor!”, afirmou o secretário de Economia, André Clemente, na abertura do Congresso. “Cuidar da qualidade de vida do servidor é cuidar das políticas públicas e de todas as entregas para a população”, finalizou o secretário.
 
O Congresso é a exteriorização dos projetos ativos da secretaria. “Na Secretaria de Economia, fizemos um diagnóstico amplo para criar as políticas de qualidade de vida no trabalho e implementamos medidas que são pioneiras em nosso país. Este evento celebra nossas ações e nossos projetos de valorização dos servidores públicos” resumiu a secretária-executiva da Sequali, Adriana Faria.
 

Foto: Jeniffer Panizzon
 
Além da abertura, a secretária iniciou as palestras do segundo dia do evento falando sobre a qualidade de vida no setor público. “O servidor é um investimento, é o bem mais precioso de qualquer governo. Precisamos cuidar de quem cuida das pessoas”, enfatizou Adriana Faria, ao destacar as medidas tomadas pela Secretaria de Economia no período da pandemia, especialmente a criação da Academia Buriti, que oferece e transmite aulas gratuitas de diversas modalidade pelo YouTube da pasta.
 

Foto: Jeniffer Panizzon
 
A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, também participou da abertura “Agradeço e parabenizo a todos os servidores por essa força de fazer e entregar uma cidade mais viva”, destacou a secretária, que no segundo dia do evento fez uma apresentação sobre turismo e qualidade de vida, a última atividade do congresso. “Para a cidade ser boa para o turista, precisa ser boa para a população”, destacou a secretária.
 

Fotos: Fabiano Neves
 
No primeiro dia, durante a solenidade de abertura, foi assinado protocolo de intenções entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Secretaria de Economia, para o compartilhamento de boas práticas de qualidade de vida no trabalho. A secretária-executiva do ministério, Tatiana Alvarenga, participou da solenidade de abertura do Congresso e assinou o documento.
 
A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), em parceria com a Sequali, também constrói, promove e implementa modelos de gestão que visam à qualidade de vida no setor público.
 

Fotos: Fabiano Neves
 
“Sabemos que valorizar o dia a dia dos servidores reflete diretamente no atendimento aos cidadãos. O investimento nas pessoas é a marca desta gestão, e isso trará reflexos positivos e imediatos para as organizações e para a sociedade”, destacou Juliana Tolentino, diretora-executiva da instituição, que participou e contribuiu de forma efetiva para o desenvolvimento do I CDQVT.
 

Fotos: Fabiano Neves
 
I Congresso Distrital de Qualidade de Vida no Trabalho proporcionou dois dias de muita reflexão. Em ambos, o evento começou com uma meditação guiada pelo coach Pedro Lobo, que falou sobre o autoconhecimento.
 

Foto: Fabrícia Neves
 
O auditor fiscal do DF Rubens Roriz celebrou a realização do evento e salientou a importância de fomentar a temática de qualidade de vida. “Quero parabenizar a Secretaria de Economia e toda a equipe que está elaborando o projeto de valorização de qualidade de vida no trabalho. É uma temática importante para o serviço público e para todos os servidores distritais, e tenho certeza de que esse é um importante legado para os servidores do DF. O Congresso foi relevante e pujante”, falou o servidor que é presidente da Associação dos Auditores Tributários do Distrito Federal (AAFIT) e do Sindifisco/DF.
 
A programação do Congresso incluiu palestras ministradas por diversos especialistas, entres eles, o sócio-diretor da Neurovox; o jornalista e professor de ética Clóvis de Barros Filho; o criador do método CIS, Paulo Vieira; os atores da companhia de comédia Melhores do Mundo Jovane Nunes e Vitor Leal; além do bispo JB Carvalho.
 

Palestrante Paulo Vieira
Fotos: Fabiano Neves
 

Palestrante bispo JB Carvalho
Fotos: Fabiano Neves
 

Palestrantes Vitor Leal e Jovane Nunes
Fotos: Fabiano Neves
 

Palestrante Pedro Calabrez
Foto: Jeniffer Panizzon
 

Palestrante Clóvis de Barros Filho
Foto: Jeniffer Panizzon
 

Palestrante Raul Canal
Foto: Jeniffer Panizzon
 

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610