Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/18 às 11h37 - Atualizado em 8/11/18 às 15h30

EGOV promoveu duas turmas de Formação em Metodologias Ativas

A EGOV ofereceu aos servidores do Governo do Distrito Federal, durante o segundo semestre de 2018, duas turmas do curso de Formação em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem com Ênfase em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), certificando um total de 77 pessoas.

O objetivo da atividade é formar servidores com habilidade para construir competências básicas para atuação docente no processo de ensino-aprendizagem em metodologias ativas. Os componentes curriculares somaram um total de 60 horas-aula.

Para o servidor Erandi da Cruz, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, “o primeiro contato com a Abordagem Baseada em Problemas dentro das Metodologias Ativas trouxe a inevitável comparação com a metodologia tradicional que nos foi imposta durante toda a vida acadêmica. O papel do aluno como protagonista do processo do conhecimento não era exercido com tanta profundidade quanto nesta abordagem, em que se trabalha com grupos pequenos e todos têm a possibilidade de ter voz ativa nos debates e na troca de informações”, afirmou com entusiasmo o coordenador.

Na primeira turma aconteceu de 10 a 20 de setembro e a segunda de 15 de outubro a 1º de novembro. “A mudança de postura e pensamento que a ABP propõe, ao formar um indivíduo crítico, questionador e preparado para resolver problemas, possibilita-nos ter uma visão de mudança social impactante a longo prazo. Assim, apesar das dificuldades de adaptação (que acreditamos serem sanadas em pouco tempo), a ABP, com toda a certeza, mostrou-se não somente uma abordagem, mas também uma filosofia de vida que veio para ficar”, comentou Erandi.

Entre os temas debatidos na atividade, estão: docência e seus saberes na atuação profissional; abordagens pedagógicas que fundamentam a ação docente; compreensão da formação para o mundo do trabalho à luz do ensino por competências cognitivas; aprendizagem baseada em problemas enquanto metodologia ativa e a aprendizagem significativa; avaliação da aprendizagem no contexto das metodologias ativas.

Para o professor José Wilson Granjeiro, Diretor-Executivo da EGOV, esse é um projeto bem importante. “As formações em metodologias ativas orientarão na construção dos componentes curriculares do Curso Superior de Gestão Pública, que a SEPLAG lançará em breve para os servidores”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

Escola de Governo - Governo de Brasília

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610