Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/08/19 às 15h32 - Atualizado em 14/08/19 às 15h33

EGOV inicia curso de LIBRAS

 

A Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) iniciou novas turmas do curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no dia 12 de agosto. Ao todo, foram ofertadas 120 vagas, divididas em quatro turmas, para os servidores públicos do Governo do Distrito Federal (GDF).

 

O curso tem duração de 60 horas e será realizada em um período de três meses. Os alunos terão aulas teóricas e práticas. Alguns dos assuntos que serão abordados são: história da educação dos surdos, terminologias utilizadas, conceitos, legislação, entre outros.

 

A vontade de conseguir se comunicar com pessoas surdas incentivou Angélica Morais a participar de uma das turmas que estão sendo ofertadas pela EGOV. “No atendimento ao público a gente pode lidar com pessoas surdas a qualquer momento e fica difícil se comunicar. Eu sempre tive vontade de aprender e surgiu essa oportunidade e pensei: ‘agora é a minha vez’”, afirma Angélica.

 

Esse ano, a Lei nº 6.300/2019, sancionada pelo GDF, exige a formação de servidores da área da saúde na Língua Brasileira de Sinais. Sendo assim, a EGOV ofertou uma turma exclusiva para área. Helen Ponte de Sousa, técnica de enfermagem do Hospital do Guará e aluna, comentou sobre a importância do curso: “O paciente surdo chega até nós e não conseguimos acolhê-lo tão bem por não saber LIBRAS. Então, o curso vai ajudar a receber melhor esses pacientes”.

 

A inclusão do surdo na sociedade em si é um dos objetivos da capacitação. A instrutora do curso, Aline Pacífico, busca abranger o tema durante suas aulas, além de incentivar seus alunos a continuarem a estudar. “O curso de LIBRAS é muito importante para a acessibilidade do surdo. Então, o servidor que se preparar e se capacitar vai conseguir atender o surdo sem dificuldades”, afirma Aline.

 

Ao final da capacitação, os alunos apresentam um vídeo onde falam em libras sobre o seu trabalho nos órgãos do GDF. A ideia é tentar introduzir a língua no ambiente de trabalho do servidor e incentivar os colegas a participarem.

 

Para mais informações sobre as capacitações que a Escola de Governo do Distrito Federal oferece, acesse o site: http://egov.df.gov.br/inscricoes/

 

 

 

 

 

 

Por Prisley Zuse

Escola de Governo - Governo de Brasília

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610