Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/20 às 11h30 - Atualizado em 12/03/20 às 11h33

Design Thinking traz método inovador para soluções de problemas

 

O curso Design Thinking no serviço público foi realizado durante o mês de março, na Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV), órgão da Secretaria de Economia (SEEC), que ampliou o número de cursos voltados para a área comportamental.

 

O instrutor do curso, Rogério Leitão, afirmou que, em 11 anos de serviço público, o método Design Thinking o ajudou a pensar nos problemas, de forma inovadora. “Com o Design Thinking, buscamos soluções mais inovadoras, com foco no cidadão, que podem não apenas reduzir custos, mas aumentar a oportunidade de negócios dentro do Governo do Distrito Federal”, salientou.

 

A primeira turma de 2020 foi composta por 30 servidores de diferentes órgãos, uma estratégia do próprio instrutor. “Essa questão de solução de problemas envolve vários órgãos, não é específico de um, então, a gente percebe, dentro do governo, a integração entre eles. Essa multidisciplinaridade só tem a favorecer as soluções que, realmente, são efetivas”, concluiu o instrutor.

 

Patrícia Helena Domingos, servidora da Casa Civil, comentou a importância da capacitação no período atual do serviço público. “É um curso 100% útil e aplicável. Há uma necessidade muito grande, principalmente em tempo de recursos escassos, não só financeiros, mas humanos também. Ter soluções inovadoras e pensar diferente é muito necessário, faz toda a diferença, tanto na elaboração quanto na aplicação das políticas públicas”, declarou Patrícia.

 

Observar e analisar o problema com outro olhar foi um exercício importante, segundo Jeferson Melo, servidor da Secretaria de Saúde. “A gente aprende muita coisa aqui, e a ideia de mudar o ponto de vista, colocando-se no lugar do cidadão e não como servidor, achei sensacional, pois, antes de tudo, também somos seres humanos. Dessa forma, pensamos em soluções que agradam ambos os lados”, finalizou Jeferson.

 

Para saber mais sobre os cursos que a EGOV oferece, acesse o site: http://egov.df.gov.br/inscricoes/.

 

Por Prisley Zuse

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610