Visando a uma Administração Pública moderna e eficiente, o Governo do Distrito Federal fomenta, cada vez mais, cursos na área de Design Thinking
A Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) amplia a todos os servidores públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) a oferta de cursos da área de inovação. As inscrições para a primeira turma do ano do curso Design Thinking no serviço público já estão abertas, e as vagas são limitadas.
O curso está sincronizado com as pautas do GDF para atender às demandas de todas as entidades distritais. A capacitação tem carga horária de 20 horas e dispõe de 15 vagas. Os interessados terão até o dia 14 de fevereiro para realizar as inscrições. A turma será na modalidade presencial, e as aulas serão realizadas no período de 21 a 25 de fevereiro, das 8h às 12h.
Disseminar a cultura da inovação é um dos objetivos da capacitação ativa que visa a aplicar no dia a dia e em cada área de atuação dos participantes o conceito de Design Thinking, por meio de ferramentas de cocriação e de práticas para design centrado no cidadão.
O instrutor da Egov, Rogério Leitão explica que o foco da capacitação é a melhoria das atividades e do atendimento na Administração Pública. “Design Thinking para o serviço público traz uma abordagem centrada no cidadão e utiliza uma metodologia que cria soluções inovadoras”.
Ele ressalta que a formação dos agentes públicos contribui para a qualidade na prestação de serviços à sociedade. “Com a formação de agentes públicos em designers de soluções, podemos melhorar a experiência e, consequentemente, a satisfação do usuário final. Além disso, destacam-se como aspectos positivos a redução de custos, a coparticipação de vários setores do governo, a maior efetividade das políticas públicas e a melhoria do clima organizacional”, acrescentou Leitão.
O cursista Giovani Ferreira Melo, da Secretaria de Economia (SEEC), participou da turma-piloto do curso de Formação de GEDIs – Gestores de Estratégia, Design e Inovação no serviço público e informou que a capacitação foi muito produtiva: “Aprendi o passo a passo de como posso inovar no meu cotidiano. Fiquei surpreso ao entender que inovação não significa apenas criar algo novo e, sim, recriar e melhorar algo que já existe”, afirmou Melo.
As inscrições para a primeira turma já estão abertas, e as vagas são limitadas. Não perca essa chance!
Para se inscrever, acesse: https://sistemas.df.gov.br/EGOV/ListadeTurmasPublicadas.aspx
Serviço
Por Fabrícia Neves
EGOV
SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610