Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/12/17 às 16h29 - Atualizado em 8/12/17 às 16h56

Artigo: Trabalho em equipe

COMPARTILHAR

 

Observo, no meu dia a dia de gestor público, que há servidores que ainda não aprenderam a trabalhar em equipe: não sabem ouvir, não têm humildade, não carregam e não expressam o sentimento da gratidão. Querem, simplesmente, fazer as coisas do seu jeito. Ignoram as experiências dos outros colegas de trabalho, de projetos, de missão, como se fossem os mais sábios dos mortais.

 

Para esses, em especial, um recado: é preciso conhecer e interpretar as próprias emoções, conciliando razão e emoção; desenvolver os atributos da gratidão e da empatia, que é se colocar no lugar do outro – colega ou usuário dos serviços públicos –, para descobrir se está agindo adequada e acertadamente.

 

Como líder, entendo que são características ou atributos de quem exerce função pública e persegue com efetividade as seguintes habilidades: capacidade de encorajar os liderados, automotivação, flexibilidade, autoconfiança – sem ser arrogante –, saber se recuperar rapidamente de situações de elevado estresse. Um bom líder tem de ser uma pessoa resiliente, perseverante, amistosa, altamente qualificada, respeitosa e gentil.

 

Acredito, também, que é mais importante a sabedoria da vivência, das experiências acumuladas, da prática, da vida, do que a sabedoria dos livros, dos estudos, das pesquisas, dos cursos de graduação. Carecemos de mais gente prática, que queira fazer acontecer, do que de gente que apenas fica nos conceitos, na teoria, na discussão.

 

Desejo a todos que busquem desenvolver a sabedoria das ruas, do povo e procurem nutrir – no coração e na mente – a ardente vontade de perseguir a efetividade de todos os seus atos e projetos.

 

Quem me acompanha sabe que sou um homem de missão: atribua-me a meta e a perseguirei até cumpri-la, superando as expectativas de quem ousou me designar. Não gosto de ninguém pegando no meu pé.

 

Como servidor do público – e moderno agente público –, gosto de trabalhar em equipe, atender bem as pessoas, demonstrar controle emocional, administrar bem os conflitos de ideias.

 

J.W GRANJEIRO é diretor-executivo da Escola de Governo do DF

Escola de Governo - Governo de Brasília

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610