Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/01/19 às 15h43 - Atualizado em 9/01/19 às 16h11

Servidores aderem a copos permanentes

Servidores aderem a copos permanentes

 

Diante do crescimento de campanhas ambientais no Governo do Distrito Federal, a Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão desenvolveu o programa Buriti Sustentável. A iniciativa procura reduzir o uso de copos plásticos descartáveis, substituindo-os por canecas ecossustentáveis que estão sendo distribuídas aos servidores desde o fim de 2018.

 

Segundo estudos, além de prejudicar a nossa saúde, o copo não biodegradável leva mais de 100 anos para se decompor no meio-ambiente, contribuindo com o acúmulo de lixo plástico. O programa também pode reduzir mais de 30% dos gastos públicos referentes à compra de copos para água e café.

 

A Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) foi vanguardista na ideia e substituiu os copos de uso diário desde janeiro de 2018, fornecendo o item aos servidores, estagiários e colaboradores para reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis. A ação foi desenvolvida por uma parceria entre a Coordenação de Projetos Especiais e Cooperação Institucional (COPEC) e a Coordenação de Administração e Tecnologia (COATEC).

 

Ao caminhar pelas dependências administrativas da EGOV, o resultado é aparente: grande parte dos servidores continuam utilizando o copo permanente mesmo após um ano da iniciativa.

 

Por Brenda Silva

 

Escola de Governo - Governo de Brasília

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610