Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/04/18 às 10h34 - Atualizado em 19/04/18 às 10h34

Programa ressalta a importância dos cuidados com a voz

COMPARTILHAR

 

Para lembrar o Dia Mundial da Voz, o Programa de Saúde Vocal do Distrito Federal, promovido pela Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SUBSAÚDE), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), realizou o evento “Você já cuidou da sua voz hoje?”, no Auditório Paulo Freire da EGOV. A atividade envolveu profissionais e especialistas da área, que compartilharam técnicas e conhecimentos sobre o assunto.  O objetivo do diálogo foi reforçar a atenção dos servidores sobre a necessidade de cuidar da saúde vocal.

 

O evento contou com a presença do dublador André Rossi, do cantor Filipe Lima e do locutor Ronaldo Krieger, além de médicos e de fonoaudiólogos da equipe da Subsaúde. Todos abordaram temas sobre o Programa de Saúde Vocal.

 

Os palestrantes que usam a voz apresentaram um pouco de como prevenir o desgaste das cordas vocais e as “sujeiras” que a voz pode ter. Os recursos de prevenção vocal apresentados podem ser usados por qualquer pessoa no dia a dia. Os profissionais André, Filipe e Ronaldo percebem o uso da voz como arte, o que inspira ainda mais cuidado com a saúde, inclusive com recursos da fonoaudiologia.

 

“Toda essa flexibilidade que nossa voz é capaz de fazer não é possível se não tiver saúde. Então, o primeiro passo com relação à arte é ter voz saudável. Quando não se tem uma voz saudável, como você pode se expressar, ou encantar ou ser artista com a voz que você tem, isso é algo a se pensar muito além da saúde vocal. Nós temos muitos recursos de melodia, de pontuação, de marcação dentro do texto do ritmo que podem ser usados”, comentou Yonara Caetano, fonoaudióloga da Seplag.

 

Por Pedro Lemos

 

 

Escola de Governo - Governo de Brasília

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610