Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/03/19 às 15h46 - Atualizado em 12/07/19 às 14h58

Primeira turma do Programa de Formação em Ouvidoria é realizada na EGOV

Entre os dias 11 e 15 de março, a Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) e instrutores da Ouvidoria-Geral deram início à primeira turma do Programa de Formação em Ouvidoria de 2019. O curso tem como objetivo apresentar ao servidor que está ocupando o cargo de ouvidor a legislação, as formas de condução e as ferramentas que envolvem o sistema de ouvidoria.

 

Com a nova gestão, a quantidade de ouvidores principiantes aumentou, assim como a necessidade de capacitação. Com cerca de 20 servidores, a primeira turma tem previsão de formação e entrega de certificados para o final do ano. Espera-se que a segunda turma seja aberta no segundo semestre de 2019.

 

O Coordenador de Atendimento ao Cidadão da Ouvidoria-Geral, Roberson Bruno Lobo Olivieri, realçou a importância da certificação para os ouvidores do GDF. Segundo ele, a qualificação ajuda na realocação desses servidores em outras ouvidorias, resultando em um trabalho contínuo. “Nosso interesse é esse. Enquanto sistema de ouvidoria, a gente trabalha em rede. Trabalhando em rede, a gente quer que essa rede continue com nível de excelência”, declarou Roberson.

 

Inicialização em Ouvidoria

No primeiro dos cinco módulos da Inicialização I, o foco é no contato inicial com a rotina de ouvidoria e com o e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão). O conteúdo já trouxe benefícios na vida profissional de Ana Maria de Melo, Chefe da Ouvidoria da Administração Regional de Sobradinho, que participou das aulas nesta semana. “É um conteúdo que é relevante e gera interesse, porque são questões práticas, tanto de sistemas quanto do atendimento em si na Ouvidoria. Então, é um curso essencial para mim”, relatou Ana Maria.

 

As aulas do programa são cheias de perguntas e demonstrações, resultado do empenho de alunos e instrutores. Roberson Bruno Lobo Olivieri, que também é um dos instrutores do curso, conta: “Por ser uma turma muito específica de ouvidores, o interesse é fato, porque é o trabalho deles que está em jogo”

 

 


 

Por Brenda Silva

Escola de Governo - Governo de Brasília

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610