Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/09/19 às 14h55 - Atualizado em 11/09/19 às 14h58

Prevenção à dependência química

 

Ocorreu, na quarta-feira (7 de agosto), na Escola de Governo do DF (EGOV), palestra do Programa de Atenção ao Dependente Químico (PADQ), projeto que visa à assistência aos servidores dependentes químicos de todo o Governo do Distrito Federal (GDF).

 

O tema ganhou atenção redobrada desde a publicação do Decreto no 36.561/2015, que instituiu a Política Integrada de Atenção à Saúde do Servidor Público do Distrito Federal. Desde então, o PADQ esforça-se em resgatar a identidade dos servidores que sofrem com o abuso de álcool e outras drogas. O PADQ tem a visão de que um servidor saudável é de maior proveito à comunidade em comparação a um colaborador viciado, que, por motivos médicos, ausenta-se do posto de trabalho e coloca a si e a sociedade em risco.

 

“Queremos que o PADQ tenha efeito dominó, que ele cada vez mais dissemine o suporte institucional ao dependente químico”, enfatizou o palestrante do dia Paulo Eduardo Barcelos Strack, psicólogo lotado na Gerência de Saúde Mental e Preventiva da Subsecretaria de Saúde e Segurança do Trabalho (Subsaúde). Para ele, palestras como essa devem ocorrer com bastante frequência, pois são de caráter informativo e de muita riqueza para o serviço público em geral.

 

Hoje, o programa é aplicado em órgãos da administração direta, autárquica e fundacional e conta com três principais frentes: a avaliação, que é responsável por verificar se o servidor é admissível ao projeto; o gerenciamento ou acompanhamento, que é feito por uma equipe multiprofissional, composta por um médico, um assistente social e um psicólogo, que acompanharão o servidor em casos leves (em casos mais graves, o servidor será sensibilizado a procurar atendimento externo); e, por último, a prevenção, que, aos olhos do servidor Marlon Eugênio Santos Trajano, Especialista de Assistência Social da Secretaria de Justiça (Sejus), é primordial nesse processo. Para ele, a informação nunca é em excesso, por tratar-se de algo que não é incomum entre os servidores do GDF.

 

A cartilha do PADQ está disponível no site do SEI. Em Base de Conhecimento, pesquise “PADQ” e encontrará a cartilha atualizada no fim da página.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Guilherme Moreno

Escola de Governo - Governo de Brasília

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610