Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/05/18 às 8h54 - Atualizado em 10/05/18 às 8h54

Palestra debate prevenção e combate ao câncer

COMPARTILHAR

 

 

A Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho (GEQVT/Sugep), em parceria com a Procuradoria-Geral do Distrito Federal, apresentaram aos servidores a campanha Brasília contra o câncer, promovida pelo Centro de Oncologia do Hospital Santa Lúcia.

 

A atividade, realizada na EGOV, marcou o início da programação especial do Dia das Mães da SEPLAG e da Procuradoria-Geral. Os médicos Augusto Cavalcanti e Eduardo Vissoto conduziram palestra informativa com o objetivo de conscientizar os servidores de que o câncer é de fato prevenível.

 

Dr. Augusto Cavalcanti destacou a importância da abordagem do tema da palestra: “O câncer é uma doença preocupante, e o maior fator de risco é exatamente o tabagismo, algo completamente evitável. Se a gente conseguir aqui uma pessoa que pare de fumar, já é uma grande conquista”, frisou.

 

O cigarro, além de produzir o câncer de pulmão, amplia a chance de o indivíduo apresentar outros tumores, como os de pescoço, cabeça, esôfago, pâncreas e bexiga. O tratamento do câncer de pulmão integra cirurgia, quimioterapia e radioterapia, dependendo da situação.

Mostrando imagens dos principais sinais da doença e dados estatísticos sobre a incidência de câncer de pulmão, os palestrantes abordaram causas e fatores de risco, como genética, faixa etária, diagnóstico tardio, e citaram os modos de prevenção, especialmente por meio dos exames clínicos.

 

Eduardo Vissoto, oncologista clínico, comentou o quanto são essenciais as campanhas publicitárias referentes ao combate ao câncer. “As publicidades de combate ao câncer são fundamentais, pois nós entendemos que a informação tem papel importantíssimo e angular para prevenção da doença, as pessoas precisam saber a sua causa e como evitar”.

 

O dr. Eduardo Vissoto afirmou, ainda, que ficou muito satisfeito em palestrar para os servidores. “Fiquei muito feliz que os servidores se envolveram, participaram, compartilharam questões e dramas pessoais, e foi extremamente enriquecedor para todos que estavam presentes”.

 

Por Pedro Lemos

 

 

                                

Escola de Governo - Governo de Brasília

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610