Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/05/19 às 16h52 - Atualizado em 12/07/19 às 14h56

IV Semana de Controle Interno, Transparência, Ouvidoria e Correição.

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), em parceria com a Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), promoverá, nos dias 14, 15 e 16 de maio, a IV Semana de Controle Interno, Transparência, Ouvidoria e Correição, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília (DF).

 

O objetivo da semana é capacitar, atualizar e integrar os participantes nas áreas de correição, transparência, controle interno e ouvidoria. O evento é aberto para servidores federais e estaduais que atuam nas referidas áreas, e estudantes universitários que cursam temas correlatos.

 

Os temas serão abordados em painéis que terão sempre um moderador, servidor ou dirigente da CGDF, para aproximar as discussões dos temas e atividades internas da Controladoria. Toda programação foi construída em conjunto com os servidores de todas as unidades da CGDF, que sugeriram os temas a serem discutidos e as palestras.

 

Na programação, após a abertura, haverá a palestra “Gestão de Riscos de Fraude e Corrupção” apresentada por Monique Sausmicat, representante do Instituto dos Auditores Internos (IIA Brasil).

 

Na sequência, o primeiro painel será “Prevenção e Combate à Corrupção: relacionamento entre Estado, empresas privadas e sociedade, onde serão debatidos diversos temas”, com moderação do controlador-geral do Distrito Federal, Aldemario Araújo Castro. Nele, estão confirmadas as apresentações do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner do Rosário, sobre o tema “Governo aberto na América Latina e Caribe – experiência da CGU”, da promotora de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Luciana Ásper, sobre “Estratégias para Prevenção Primária à Corrupção”, e da gerente da Rede Brasil da Alliance for Integrity, Amanda Rocha, sobre o Projeto “Jornada Íntegra”.

 

Dentro desse painel, ainda serão apresentados o Projeto “Novas Medidas de Combate à Corrupção”, do professor de Direitos Humanos e Coordenador de Justiça e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, Michael Mohallem e o estudo “Integridade e empresas no Brasil”, do especialista em Transparência Internacional, Guilherme Donegá.

 

No primeiro dia, haverá também atividades à tarde, com dois painéis: Ética Liderança e Motivação: Propulsores da Mudança (Painel 2) e Modelo de Capacidade de Auditoria Interna IA-CM (Internal Audit Capability Model): O Controle como Elemento Essencial da Governança (Painel 3), moderados, respectivamente, por Alexandra Joffily e Ricardo Ramos.

 

No segundo dia (15/05), o controlador-geral do Distrito Federal, Aldemario Araújo Castro, abrirá a IV Semana com a palestra “Transparência nos Processos Disciplinares”. Em seguida, o painel 4 “Inovação e Transparência 2.0 e Transformação Digital” terá três temas sob moderação de Guilherme Modesto, controlador-geral executivo.

 

Neste painel serão apresentados os temas “Parlamento Digital: O Uso da Inteligência Artificial no Processo Legislativo”, por Cristiano Ferri, analista legislativo da Câmara dos Deputados, “Inovação no Setor Público”, por Marizaura Reis de Souza Camões, coordenadora-geral de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e “Soluções de Inteligência Artificial no âmbito do Combate à Corrupção”, por Leonardo Sales – coordenador-geral do Observatório da Despesa Pública (ODP).

 

A programação prevê ainda, no último dia (16), oficinas, sobre os temas chaves introduzidos nos painéis, para um trabalho prático, que pode gerar uma proposta de ação ou encaminhamento.

 

O evento está sendo feito em parceria com a Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que vão emitir os certificados de participação no evento. Serão divulgados, em breve, a data de abertura das inscrições e o link de acesso.

 

Mais informações pelos telefones: (61) 2108.3270 ou 2108.3277 ou pelo e-mail: institucional@cg.df.gov.br.

 

Programação: Clique aqui.

 

Texto: CGDF

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610