Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/07/19 às 14h06 - Atualizado em 31/07/19 às 14h07

Encontros de capacitação da SETUR ocorrem na EGOV

 

A Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) abriga reuniões da 1a Jornada de Atualização em Temas Turísticos. Os encontros promovidos pela Secretaria de Turismo (SETUR) ocorrem sempre às terças-feiras, e a participação é gratuita. A qualificação e o treinamento dos guias de turismo da capital federal são o principal objetivo do evento, além do conhecimento de lugares novos em Brasília.

 

“A troca de experiências que esse tipo de curso oferece é essencial para conhecermos o que está surgindo e também o que acabou, incluindo pontos turísticos, hospedagem, entretenimento, tudo se modifica, e aqui nos atualizamos”, afirma Carlos Eduardo de Castro, participante do projeto.

 

Todos os facilitadores do evento são voluntários de diversas áreas de conhecimento, uma forma de enriquecimento do encontro. O evento tem a finalidade de atingir profissionais e empresas do setor de turismo, como trabalhadores do setor hoteleiro, operadoras e agências de turismo, taxistas, motoristas de aplicativo, porém é aberto para quem tiver interesse em participar.

 

Para Marcella Godoy, Coordenadora de Qualificação e Treinamento da Secretaria de Turismo, o turismo na capital federal vai além do Plano Piloto, o Cerrado tem muito a oferecer aos turistas e aos cidadãos brasilienses. “O turismo em Brasília não se resume apenas ao Plano Piloto, o Entorno do Distrito Federal, as Regiões Administrativas, a área rural, entre outros locais, oferecem atrativos riquíssimos aos visitantes e também aos moradores da cidade”, afirma Marcella.

 

Um dos encontros da Jornada debateu o projeto “Caminhos do Planalto Central”, dentro do assunto Turismo de Aventura. O projeto consiste em criar e divulgar um sistema de trilhas de longo curso no DF. “Nosso maior desafio, além de fazer uma trilha viável e atrativa, é a questão da sustentabilidade, queremos que atividades como essa contribuam para a preservação do meio ambiente e, principalmente, do Cerrado”, declara João Carlos Machado, palestrante do dia e participante do projeto.

 

Durante os encontros, foram abordados temas como Turismo Arquitetônico, Turismo Religioso, Turismo Cívico, Turismo Gastronômico, Turismo Rural, Turismo de Aventura, Sinalização de Brasília, Peculiaridades de Brasília.

 

“Brasília é uma cidade única, e o mundo todo reconhece isso, haja vista que a cidade foi elevada a Patrimônio Cultural da Humanidade e, em 2018, também recebeu o título de Cidade Criativa do Design”, complementa a coordenadora Marcella Godoy.

 

Para o segundo semestre de 2019, a SETUR pretende lançar mais cursos de qualificação e treinamento. A ideia é que a Jornada de Atualização em Temas Turísticos ocorra todos os anos.
Para mais informações sobre os encontros semanais, acesse o site da Secretaria de Turismo: http://www.turismo.df.gov.br/.

 

 

 

Por Prisley Zuse

Escola de Governo - Governo de Brasília

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610