Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/19 às 16h52 - Atualizado em 12/07/19 às 14h58

EGOV promove curso de capacitação para ouvidores públicos

 

Nos últimos dias 5 e 6 de junho, ocorreu o curso sobre “Programa de formação em Ouvidoria: Carta de Serviços”, na Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV). As aulas fazem parte do Programa de Formação Continuada das Ouvidorias Públicas do Distrito Federal e é voltado para ouvidores públicos, além de servidores de planejamento e comunicação.

 

O instrutor Rodrigo Vidal ministrou as aulas do curso e comentou sobre a importância da capacitação dos ouvidores para poderem auxiliar melhor a população que procura determinado serviço oferecido pelo governo. “O curso visa, realmente, capacitar os profissionais que participam da ouvidoria, de maneira que eles possam desempenhar melhor o trabalho deles, que é bem complicado”, destacou.

 

A Carta de Serviço foi instituída como lei pelo Decreto no 36.419/2015. A partir disso, todos os órgãos federais foram obrigados a ter e disponibilizar o conteúdo para a população nos sites, de forma on line, e, acessível, também, para a impressão.

 

“A nossa Secretaria passou a ter uma nova estrutura […], assim, a Carta será reavaliada, alguns serviços foram retirados, outros foram incluídos. Dessa forma, esse momento é importante para aprimorar a Carta, que já temos, e também para a gente poder desmistificar alguns conceitos. Na época em que ela foi feita, tínhamos uma visão e agora com o curso estamos vendo que muitas coisas que foram aplicadas ou não se aplicam mais ou os conceitos estavam equivocados”, afirma Miriam Inês de França, participante do curso, oferecido pela EGOV.

 

Mudanças de governo e gestão interferem no trabalho do ouvidor público. Por isso, cursos e capacitações são importantes para o bom funcionamento dos serviços. “Esse ano são previstas 550 vagas de capacitação só para ouvidoria. Ano passado capacitamos mais de 600 servidores”, comentou Vidal.

 

Além de ouvidores, o curso também capacitou assessores de comunicação. Após a parte teórica, os participantes colocaram em prática os ensinamentos do curso, a partir de exercícios relacionados à realidade dos órgãos do Distrito Federal.

 

Para mais informações sobre a Carta de Serviços do Distrito Federal, acesse o site: https://www.ouv.df.gov.br/#/

Escola de Governo - Governo de Brasília

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610