Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/08/19 às 13h11 - Atualizado em 23/08/19 às 13h19

EGOV oferece curso de Comunicação Não Violenta

 

 

Durante a segunda semana de agosto, a Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) ofereceu aos servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) o curso Relações autênticas – com base na Comunicação Não Violenta. No primeiro ano do projeto, mais de 300 servidores foram capacitados.

 

O curso foi ministrado por duas médicas da Subsecretaria de Segurança e Saúde na Trabalho (Subsaúde) que visam ao bem-estar do servidor. “Eu vou aos órgãos trabalhar a Comunicação Não Violenta (CNV), porque acredito que é uma forma de prevenção para o adoecimento mental”, afirma Thays Rettori, instrutora do curso.

 

Para Thays, uma definição apenas não consegue explicar o que, de fato, é a CNV. “Existem duas definições de que gosto muito: a CNV é um processo de conexão comigo mesmo, com o outro e com o mundo. E também: a CNV é uma forma de meditação disfarçada pela comunicação”.

 

A turma composta por 30 servidores, a maioria da Secretaria de Segurança Pública, debateu definições de violência, empatia, julgamentos e aplicou o conhecimento teórico em dinâmicas.

 

“Quando eu cheguei aqui percebi que esse curso era para trabalhar comigo mesmo. Os benefícios não serão apenas para minha vida profissional, mas para minha vida pessoal também. Esse curso agregou em muitos aspectos, é uma mudança de vida”, afirma Jairton Menezes, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

 

Para fazer a capacitação, o servidor não precisa de conhecimento prévio, mas quem já conhece, recomenda: “Eu já conhecia a Comunicação Não Violenta e, quando fiquei sabendo que a EGOV iria oferecer o curso, eu pedi para fazer parte da turma”, afirmou Graziele Santiago.

 

“A Comunicação Não Violenta vê o conflito como uma forma de crescimento”, disse Thays. Para a instrutora, o objetivo é disseminar a cultura de paz entre os órgãos do GDF. Após um mês da capacitação, a turma reúne-se novamente para que possa debater as mudanças que aplicou com as técnicas da CNV.

 

Para mais informações sobre os cursos que a Escola de Governo oferta, acesse o site: http://egov.df.gov.br/.

 

Por Prisley Zuse

 

Escola de Governo - Governo de Brasília

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610