Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/10/19 às 17h51 - Atualizado em 17/10/19 às 18h32

EGOV certificou 120 alunos em LIBRAS

 

No dia 16 de outubro, a Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) certificou 120 servidores no curso Libras Básico I. O auditório atingiu sua capacidade máxima para o momento tão esperado pelos alunos. Para promover a inclusão, durante todo o evento, houve participação de intérpretes de Libras.

 

As quatro turmas oferecidas neste semestre contaram com servidores de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Fabíola Salomon, Coordenadora de Desenvolvimento e Formação da EGOV, foi uma das que encarou o desafio. Após participar do curso, ela afirmou que “Libras é a língua do amor”, enfatizando que, a partir de agora, já pode acolher e comunicar-se com quem não conseguia anteriormente. “Seguindo a orientação do governo, buscamos ações de inclusão e de acessibilidade, e esse curso é apenas o início de um projeto muito mais amplo”, complementou Fabíola.

 

A vontade de conseguir comunicar-se com pessoas surdas incentivou, igualmente, Angélica Morais a estudar Libras. “No atendimento ao público, a qualquer momento, a gente pode lidar com pessoas surdas, e fica difícil a comunicação. Eu sempre tive vontade de aprender e, quando surgiu essa oportunidade, pensei: ‘agora é a minha vez’”, contou Angélica.

 

A inclusão do surdo na sociedade em si é um dos objetivos do programa de capacitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A instrutora do curso Alyne Pacífico buscou abranger o tema durante suas aulas, além de incentivar os cursistas a continuarem a estudar. “O curso é muito importante para a acessibilidade do surdo. Então, o servidor que se preparar e se capacitar vai conseguir atender ao surdo sem dificuldades”, afirmou Alyne.

 

Especialmente este ano, a Lei nº 6.300/2019, sancionada pelo GDF, exige a formação de servidores da área da saúde em Libras. Sendo assim, a EGOV é uma das instituições vanguardistas que ofertou turmas exclusivas para essa área. Helen Ponte de Sousa, técnica de enfermagem do Hospital do Guará e aluna, comentou sobre a importância do curso: “O paciente surdo chega até nós, e não conseguimos acolhê-lo tão bem por não saber Libras. Então, participar do curso ajudou a receber melhor esses pacientes”.

 

A importância da inclusão também foi comentada por Juliana Tolentino, Vice Diretora da EGOV durante a abertura do evento. “Nós não temos ideia do que uma pessoa surda passa no dia a dia. Além de ensinar Libras, o curso também tem o objetivo de nos sensibilizar pela causa e incentivar nossos colegas a fazerem. A inclusão também faz parte de um bom atendimento ao público”, comentou Juliana.

 

Para 2020, o Diretor-Executivo da EGOV, Alex Costa, anunciou, durante o evento de formatura, a realização de outras turmas de Libras Básico I bem como a inclusão de Libras Básico II, na programação de cursos da Escola. A respeito desse projeto, ainda comentou sobre a vontade de também participar: “Estivemos diretamente envolvidos em todas as fases de planejamento e de construção da capacitação, observamos o andamento das turmas e o empenho e a dedicação de todos os instrutores, dos servidores em capacitação e da própria equipe da EGOV. No próximo ano, a intenção é participar diretamente de uma das turmas ofertadas, integrando uma inciativa que fará diferença na vida de toda a população do DF”, declarou Alex.

 

A cerimônia foi prestigiada por: Alex Costa Almeida (Diretor-Executivo da EGOV), Juliana Tolentino (Vice-Diretora da EGOV), Fabíola Salomon (Coordenadora de Desenvolvimento e Formação da EGOV), Alyne Pacífico (instrutora de Libras), Rogério Feitosa (instrutora de Libras), Camila Rezende (instrutora de Libras), Paulo Vieira (Diretor de Políticas Temáticas da Secretaria Nacional dos Direitos de pessoas com deficiência), Jorge Viana (deputado), Ana Lúcia (Administradora do Riacho Fundo) e Ivan Francisco Dantas (Diretor Adjunto da Escola Superior da Polícia Civil).

 

Por Prisley Zuse

 

 

 

 

 

 

 

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610