Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/10/20 às 16h27 - Atualizado em 14/10/20 às 12h20

EGOV capacita mais de 1.600 servidores da área da saúde

 

O curso Norma Regulamentadora 32 (NR 32), que trata sobre segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, da Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV), capacitou mais 1.600 servidores nos últimos meses. Na última turma, a capacitação bateu recorde de inscrições de cursos na modalidade a distância da EGOV. 

 

A NR 32 tem o objetivo de regulamentar medidas de proteção e de segurança à saúde dos trabalhadores que atuam em serviços de saúde, além daqueles que exercem promoção, assistência, recuperação, pesquisa e ensino em saúde, no Distrito Federal, ou seja, desde médicos, enfermeiros até trabalhadores de limpeza, lavanderia, laboratórios. 

 

Para Juliana Tolentino, Diretora-Executiva da EGOV, o momento é de comemoração pelo aumento no número de participantes no curso. “O formato de Educação a Distância está oferecendo aos servidores a oportunidade de se aprofundarem nas normas de segurança no trabalho e de preservação da saúde de todos os servidores públicos do DF, de maneira prática e efetiva”, completou Juliana. 

 

O curso, com duração de 40 horas-aula, capacitou, nos últimos meses, servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES). De acordo com as normas do Ministério do Trabalho e Emprego e as orientações do Manual de Saúde e Segurança do Trabalho do Governo do Distrito Federal, essa capacitação é obrigatória para os mais de 40 mil servidores da SES. Em virtude dessa obrigação, o curso foi solicitado pela Subsecretaria de Saúde e Segurança no Trabalho (SubSaúde), da Secretaria de Estado de Economia (SEEC), a fim de cumprir a legislação e promover a segurança nos locais de trabalho. 

 

Segundo o Gerente de Segurança do Trabalho da  SubSaúde, Rodolfo Francelino Alves, a realização da capacitação é importante para melhorar as condições de trabalho dos servidores. “A melhor maneira para alcançarmos o cumprimento da norma é conscientizar, de fato, e capacitar, de forma permanente, os trabalhadores. A norma merece atenção especial dos gestores dos estabelecimentos de saúde, uma vez que a aplicação dela garante a proteção dos empregados”, declarou Rodolfo.

 

Durante o curso, os participantes têm acesso a diversos temas, como legislação, princípios sobre higiene no trabalho e medidas de controle de riscos. O objetivo da capacitação é atualizar o máximo de profissionais da saúde, para prevenir acidentes no trabalho e dominar técnicas simples e rotineiras.

 

A capacitação foi produzida em ação conjunta entre a EGOV e a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). O material foi elaborado, voluntariamente, no período de seis meses, pelos servidores da FHB Wilson Caldeira Figueiredo e Fabiano de Souza Cruz. 

 

A EGOV, órgão vinculado à Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Estado de Economia (SEEC), está com inscrições abertas para novas turmas. Para conferir os temas disponíveis e outras informações sobre esses cursos, acesse o site: http://egov.df.gov.br/inscricoes-ead-2/.

 

Por Prisley Zuse

 

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610