Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/19 às 16h55 - Atualizado em 12/07/19 às 15h01

Curso de preparação para aposentadoria está na segunda edição

 

Para ajudar na hora da aposentadoria, a Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) realizou a segunda edição do programa de orientação para a aposentaria. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP), por meio da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho e da Secretaria de Estado de Educação.

 

Com o sucesso do curso em 2018, este ano, o número de vagas dobrou para 50 participantes, em duas turmas, uma no turno matutino e outra no vespertino. A atividade foi voltada especialmente para os servidores da Secretaria de Estado de Educação, tanto os professores, quanto os servidores da área administrativa, que pretendem se aposentar no prazo de cinco anos.

 

Célia Regina Luz, aposentada da sala de aula, recentemente, participou e comenta que o conteúdo adquirido ajudou a montar uma nova rotina. “O curso está sendo muito engrandecedor, porque quando você entra nesse processo, você fica sem saber o que vai fazer e como fazer. E, ele (o curso) vai te direcionando e orientando. Inclusive, indiquei para minhas amigas da escola”, comentou a professora aposentada.

 

“Uma das propostas dessa gestão é trabalhar com um olhar mais humanizado para o servidor. Então, inúmeras ações estão sendo desenvolvidas e voltadas para o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho”, afirma Ivana Beatriz Oliveira, da Gerência de Apoio e Desenvolvimento de Pessoas, uma das organizadoras do evento.

A formação é composta por uma palestra inicial e cinco oficinas: educação financeira, aspectos previdenciários, qualidade de vida e bem-estar, voluntariado e elaboração de um projeto de vida. Ao todo, são 20 horas de atividades, com duração de seis semanas.

 

“A gente trabalha também com o processo de ressignificação sobre o desenvolvimento humano e o processo de envelhecimento humano. Então, discutimos preconceitos, estigmas, estereótipos relacionados ao estar em sociedade. Como a sociedade vê o aposentado? Como a sociedade posiciona-se em relação ao envelhecimento? Porque todos nós estamos nesse processo de envelhecimento”, destaca Jacqueline Ferraz da Costa, da Gerência de Saúde Mental e Preventiva, sobre a importância desse tipo de iniciativa.

 

No segundo semestre de 2019, vai ocorrer a terceira edição do programa de orientação para a aposentaria. Para conferir as atividades com inscrições abertas, acesse o site da Escola de Governo: http://egov.df.gov.br/.

 

 

 

Por Prisley Zuse

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610