Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/19 às 10h36 - Atualizado em 12/07/19 às 14h56

Curso de capacitação forma 28 agentes socioeducativos

 

Na última quarta-feira (19/06), a Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) tornou-se palco da formatura do 5° Curso de Escolta, Contenção e Isolamento de Crises voltado para agentes socioeducativos. A capacitação contou com 28 participantes do Distrito Federal e de mais três estados: Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

O curso, que acontece anualmente, é promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania e pela Subsecretaria do Sistema Socioeducativo e já capacitou 110 agentes ao longo de suas edições. Para a 5ª turma, foram dedicados 19 dias de treinamento prático e teórico, em aulas ministradas por 26 instrutores. Durante a capacitação, os alunos fizeram estágio no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no Corpo de Bombeiros e no Sistema Penitenciário.

 

“Esse curso veio para capacitar todos nós. Somos uma equipe de operações especiais preparada para entrar em ação nas mais diversas situações que nosso dia a dia pode nos proporcionar. Esse tipo de capacitação deveria acontecer mais vezes, pois o sistema socioeducativo precisa”, afirma a Xerife da turma e agente socioeducativa, Angélica Maria Valadares.

 

As mais de 200 horas de curso contaram com instruções de gerenciamento de crises, uso de equipamentos, atendimento pré-hospitalar, procedimento de segurança socioeducativa, treinamento físico operacional, entre outros.

 

Para o coordenador do curso e também Gerente de Elaboração de Treinamentos Específicos, José Carlos Amaral, a EGOV teve um papel essencial para o acontecimento do curso. “A EGOV foi essencial, cedeu as salas, materiais e auditório. Toda a equipe deu total apoio logístico e operacional, sem dúvida, foi a base do curso”, declara José Carlos.

 

A mesa foi composta por: José Carlos Amaral (Gerente de Elaboração de Treinamentos Específicos), Itamar Áquila Oliveira de Souza (Diretor da DISSAE), Antônio Arino de Araújo Vidal (Diretor da DPOE), Kelly Cristina da Veiga Bousquet (Coordenadora de Gestão de Pessoas), Alex Costa (Diretor-executivo da EGOV) e Demontiê Alves Batista Filho (Subsecretário Socioeducativo).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Prisley Zuse

 

Escola de Governo - Governo de Brasília

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610