Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/17 às 9h44 - Atualizado em 13/12/17 às 9h48

Bombeiros militares são capacitados na ferramenta Quantum Gis

COMPARTILHAR

 

No dia 6 de dezembro, teve início, na EGOV, o curso, oferecido pelo Corpo de Bombeiros  Militar do Distrito Federal (CBMDF), de capacitação dos agentes na ferramenta Quantum Gis (QGIS) – Sistema de Informação Geográfica –, utilizada para criação e utilização de mapas, compilação de dados geográficos, análise de informações mapeadas e gestão de informações geográficas em bancos de dados.

 

O objetivo do curso é capacitar os militares do agrupamento no manuseio da ferramenta Quantum Gis, aplicada à prevenção dos incêndios florestais. O curso é dividido em aulas presenciais expositivas e aulas à distancia, pela internet. Durante as aulas, os cursistas desenvolvem uma série de exercícios, seguindo os comandos do instrutor tenente João Henrique Correia.

 

Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros Leandro da Mota, “o agrupamento é especializado em emergências ambientais e essa ferramenta é primordial para o serviço, com a fabricação de mapas, layout e projetos para o combate a incêndios ou para gerenciamento de riscos na área ambiental”, disse.

 

O 2o sargento Assis Martins se inscreveu no curso buscando mais conhecimento sobre o sistema. “É uma ferramenta que está sendo muito utilizada, hoje em dia, em vários órgãos, seja o georreferenciamento ou o geoprocessamento, pois o Corpo de Bombeiros necessita realmente dessa ferramenta, desse trabalho”.

 

“A ferramenta é essencial, pois ela nos proporciona realizar o monitoramento da ocupação do solo do Distrito Federal, ou seja, sabemos onde temos uma vegetação com mais e com menos clorofila, podendo ter noção do acúmulo de combustível, e também nos auxilia a traçar mapas que nos orientem em relação ao espaço do Distrito Federal. Está sendo bom ministrar essa turma, tem uma parte variada, que trabalha na seção administrativa, que dá apoio à parte operacional, que também está presente no curso, então é importante, pois é uma fase na qual já começamos a traçar medidas preventivas para nosso combate aos incêndios do ano que vem”, ressaltou o tenente João Henrique Correia.

 

Por Pedro Lemos

 

 

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola de Governo - Governo de Brasília

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610