Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/17 às 16h42 - Atualizado em 23/11/17 às 16h45

Artigo: Vida longa

COMPARTILHAR

Rita Montalcini nos legou ensinamentos que caem como uma luva para os laboriosos. A neurocirurgiã sempre buscou aquilo em que acreditava. E o fazia por meio do estudo, do qual jamais abriu mão, ao longo dos seus mais de 100 anos de vida. Além de ter sido exemplo da capacidade e da inteligência feminina, ela também pode ser considerada fonte inspiradora para os homens. Personagens como a médica italiana dignificam a espécie humana e devem ter seu exemplo e seus conselhos levados em consideração por qualquer um que deseje o melhor da vida e da carreira profissional.

 

Muita gente pode até não concordar com ela, sobretudo em relação à ideia de que “aposentar-se é destruir cérebros”. De fato, o sonho da imensa maioria das pessoas é justamente o descanso remunerado, quando chega a idade para a aposentadoria. Mas a realidade a nossa volta demonstra que ela tem razão também nesse ponto. São inúmeros os exemplos de pessoas que, ao alcançar esse momento, mantêm-se em atividade, levando na maturidade uma vida tão produtiva quanto a de quando eram mais jovens. Por consequência, essas pessoas costumam desfrutar de boa saúde por muito mais tempo.

 

Eu, por exemplo, ao chegar aos 55 anos de idade, sinto-me perfeitamente apto a continuar meu trabalho e minha atividade física de corredor amador, como se tivesse ainda 30 ou 40 anos. Acredito que, mantendo-me assim, serei uma pessoa longeva e poderei chegar com saúde à idade alcançada por Rita Montalcini daqui a mais meio século. Quem quiser pode vir comigo nessa jornada, até pelo menos 2063!

 

É com isso em mente que quero aconselhar todos que se mantenham sempre ativos , estudiosos e com sorriso fácil. Façam o cérebro trabalhar e enriqueçam-no com conhecimento. Busquem novas fontes de aprendizado e desenvolvam toda a capacidade mental. Como ensinou a nossa personagem, “ainda quando morrem neurônios, os que restam se reorganizam para manter as mesmas funções, mas para isso é conveniente estimulá-los”.

 

Sobretudo, nunca se esqueçam: manter as ilusões e os sonhos é fundamental para ter uma vida melhor. Sem dúvida alguma, quem assim proceder estará no caminho certo e alcançará muito mais rapidamente seus objetivos.

 

Professor J.W Granjeiro é diretor-executivo da Escola de Governo do DF

Escola de Governo - Governo de Brasília

SGO Qd. 01 Lote 01 Bloco a - Brasília/DF - CEP: 70610-650