Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/17 às 9h56 - Atualizado em 13/11/17 às 9h56

Artigo: Mens sana in corpore sano

COMPARTILHAR

Com base em minha experiência de veterano concurseiro, com oito aprovações em diversas seleções para cargos públicos, e de não menos veterano professor da área, com mais de trinta anos de atuação, uma coisa eu posso garantir: a melhor técnica para superar as fases ruins é concentrar-se no plano de estudo, sem dar ouvidos a comentários depreciativos a respeito de si ou de suas técnicas de estudo.

 

Se você está mesmo decidido a passar em um concurso, vá em frente e mergulhe de corpo e alma, e não apenas de cabeça, nesse que é o seu projeto para um futuro melhor. Pode acreditar: agindo assim, você estará no caminho certo. Só não feche os ouvidos para os que têm algo de positivo a lhe dizer. É importante ouvir as contribuições de pessoas mais experientes em quem você confia, como os professores, os pais e os candidatos que, com mais tempo na “fila”, desejam, de fato, ajudar.

 

Outra técnica bastante eficiente na jornada rumo ao almejado cargo público é a autoavaliação. A reflexão sobre o próprio desempenho e sobre o andamento do projeto de conquistar uma vaga no serviço público tem de ser praticada em todas as etapas da preparação para concurso. Antes de tudo, você precisa entender que não dá para viver bem sem ter descanso vez ou outra. E o ócio bem-dosado costuma ser muito produtivo para a vida do candidato, pode crer. Não vale a pena mergulhar nos sonhos e se esquecer de relaxar de vez em quando. Nos dias livres, realize atividades que lhe proporcionem bem-estar e permitam refletir sobre seus objetivos e metas. Esses momentos são perfeitos para fazer a tal autoavaliação.

 

Aprenda também algo que será muito importante, não apenas nos estudos, mas em toda a sua futura vida profissional: só consegue ser eficiente quem tem a cabeça boa. Recordemos o antiquíssimo conceito latino, que você deve ouvir desde os tempos do ensino escolar: mens sana in corpore sano. Acho que nem preciso traduzir, pois está muito claro, e o que interessa é a ideia, e não o significado literal: um corpo legal não funciona sem uma mente legal. Para se destacar em qualquer área, é importante encontrar esse equilíbrio. Momentos e dias difíceis fazem parte da vida. Você deve encará-los como algo que vai ajudá-lo a valorizar ainda mais as vitórias.

 

Professor J.W GRANJEIRO é diretor-executivo da Escola de Governo do DF

Escola de Governo - Governo de Brasília

SGO Qd. 01 Lote 01 Bloco a - Brasília/DF - CEP: 70610-650