Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/02/18 às 14h56 - Atualizado em 27/02/18 às 15h14

AI QUE MEDO!

COMPARTILHAR

 

Você está prestes a tomar uma decisão importante e não pode errar na escolha. Sua respiração está acelerada. O coração palpita a mil batidas por segundo. As palmas das mãos estão úmidas e frias. Os braços e as pernas tremem. Você está quase perdido e sem controle ou sob o controle do medo. O que fazer?

 

O medo é um sentimento de insegurança a respeito de uma situação, de um objeto, de uma emoção. É sensação pessoal que surge com a preocupação a respeito do que pode acontecer em consequência do evento, e não com o evento em si. Os pensamentos recorrentes são: E se der errado? E se eu for ridicularizado? O que as pessoas vão pensar do meu fracasso? O que vão dizer sobre a minha escolha? Vão me taxar de idiota?

 

Se você tem medo de fracassar, fica tão convencido do fracasso, que o pensamento se torna profecia. Você interioriza a derrota e certamente encontrará uma maneira de fazer tudo dar errado. Para evitar que isso ocorra, reformule a perspectiva que você tem da vida e enxergue os “fracassos” como de fato eles são: momentos de aprendizagem e de revisão de táticas e metas.

 

Quanto à preocupação com os outros, importe-se apenas com as pessoas que lhe agreguem valor, que torçam por seu sucesso e que façam diferença em sua vida. Na Bíblia há uma passagem muito bonita que diz: “Os humilhados serão exaltados”. Acredite: seu sucesso virá independentemente das pessoas que tentam parecer superiores e torná-lo inferior. Quem escreve a sua história é você, e não elas.

 

Entenda que nada pode lhe trazer mais segurança do que a preparação, com a devida simulação. Seus esforços devem ser reunidos em prol do objetivo que deseja alcançar. Em busca disso, um caminho deve ser traçado e percorrido com constância, organização, foco e fé. A persecução do objetivo, e a superação das etapas, traduzida em sucesso na solução do problema ou do projeto em mente, trarão a certeza de que você está pronto.

 

Mas não se esqueça de que o medo está relacionado ao que você não domina. Tenha consciência do que você é, das suas reais capacidades e dos seus verdadeiros desejos, e persiga os seus sonhos. Não tema! Faça a sua parte, prepare-se e, assim, a segurança será conquistada, dia após dia. Quando o medo passar, você também vai conquistar o que desejou. Você pode tudo naquilo que o fortalece! Lembre-se sempre disso. A insegurança é o medo do desconhecido. Tome conhecimento, tenha sabedoria. Assim, o medo se vai e as conquistas começam a aparecer!

 

W. GRANJEIRO é diretor-executivo da Escola de Governo do DF

 

 

Escola de Governo - Governo de Brasília

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610